Consultoria

Imagem: comunicação não verbal

Imagem: comunicação não verbal

Imagem: comunicação não verbal, é possível?

Uma mulher, jornalista, encarregada de entrevistar um autor vencedor do prêmio Nobel, está em frente ao guarda-roupa, de roupão, de lentes de contato, maquiagem, procurando freneticamente alguma coisa para vestir. O telefone toca. É o namorado dela.

– Vista o tailleur vermelho – diz ele.

– É vivo demais – ela responde.

– Então, o macacão azul-marinho.

– Não fico suficientemente bem vestida.

– E aquela saia de malha preta?

– Sexy demais.

– Bem – diz ele, e ela consegue ouvir em sua voz o esforço que está fazendo para não perder a paciência – que aparência você quer ter?


– Inteligente – responde ela.


– Use os óculos – ele diz. ”

Publicado em The New Yorker, agosto de 1989. 


Segundo o dicionário Aurélio, comunicação é: “ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada, escrita, quer de outros sinais ou símbolos, quer de aparelhamento especializado, sonoro e/ou visual. ”

Assim, ao contrário do que muita gente pensa, a comunicação não se dá somente pela fala e pela escrita. Esses símbolos usados podem ser gestos, a roupa, expressões faciais, postura. Tudo simboliza e comunica algo a alguém.​

Imagine essa cena:

Você acorda de manhã, toma café, toma seu banho e vai se arrumar para sair. Abre as portas do guarda-roupa e ele está cheio de peças. Você olha, olha, mas não tem vontade de vestir nada do que está lá dentro. O tempo passa e nada. Você já está atrasado, mas continua enrolada na toalha sem saber o que vestir, sem encontrar algo que te agrade. Você se sente encurralada, triste e fala:

“NÃO TENHO NADA PARA VESTIR!”


Isso não quer dizer que as roupas não sirvam mais porque você engordou ou emagreceu. Também não significa que as roupas estejam estragadas, manchadas ou rasgadas. Mas é um fato concreto: nada do que está dentro do guarda-roupa serve para você.


Mas por que isso acontece?

Porque a roupa comunica quem nós somos. E quando nós mudamos por dentro, mudamos nosso jeito, nossos hábitos e nossos desejos, e queremos mudar por fora também. Aquelas roupas que estão no guarda-roupa não “funcionam” mais para refletir nossa personalidade.

É por isso que quando uma mulher se separa do marido, geralmente vai ao salão de beleza e muda o corte e ou a cor do cabelo, depois vai até o shopping e compra várias roupas novas, por exemplo.

Conseguem entender todo trabalho por trás de uma consultoria de imagem?

Ficaram com alguma dúvida? Por favor, deixem no espaço para comentários abaixo!

Beijos, @deborahgallindo


Deborah Gallindo

O blog é administrado por mim, @deborahgallindo. Apaixonada por moda, beauty, viagens e por uma boa gastronomia. Estou sempre em busca do próximo destino e de novas tendências da moda.

Comentários

No instagram

Follow me