Consultoria

Imagem Percebida x Imagem Planejada

Imagem Percebida x Imagem Planejada

Imagem Percebida x Imagem Planejada: Qual a importância?

Vocês sabiam que através das roupas é possível perceber traços da personalidade de uma pessoa?

Uma roupa comunica às outras pessoas do convívio no trabalho e na vida social se a pessoa é arrojada ou tradicional, responsável ou descompromissada, pragmática ou visionária, adaptável ou resistente a mudanças, criativa ou organizada, entre outros.

Planejar e construir uma imagem pessoal e ou profissional alicerçada na harmonia do interior da pessoa com o seu exterior, na valorização do seu tipo físico e na adequação ao meio em que ela vive ou trabalha permite transmitir quem ela é ou quem ela quer ser, de forma a valorizá-la.


Imagem Percebida


A apresentadora Fátima Bernardes, por exemplo, precisou reformular sua imagem quando deixou o cargo de apresentadora do Jornal Nacional na Rede Globo, que exigia uma imagem mais séria. O mesmo aconteceu com a apresentadora Patrícia Poeta.

Atualmente as duas são apresentadoras de um programa de variedades. Adotaram roupas mais fluidas, muitas cores e acessórios, diferente dos looks formais da época do jornalismo.

Como âncora do jornal Fátima Bernardes usava camisas tradicionais, blazer, cores neutras, cabelos curtos e poucos acessórios. A ideia era transmitir uma imagem mais séria e credibilidade, sem tirar o foco do que era noticiado.

A imagem percebida da Patrícia Poeta na época também era bem clássica, com um corte de cabelo médio e fios retos, bem tradicional, camisas e blazers bem cortados, transmitindo credibilidade e seriedade. Ainda que em algumas ocasiões as cores usadas nas camisas fossem vibrantes, elas não tinham estampas que pudessem tirar a atenção da notícia.


Imagem Planejada
 

Durante o planejamento da imagem delas não mais como jornalistas, mas como apresentadoras de programas de entretenimento, foi entendido que era necessário trabalhar sua feminilidade e aproximá-la do público feminino, com uma imagem mais leve. 

Elas adotaram roupas com tecidos mais fluidos, cores e estampas, além de acessórios maiores e com brilho. Os cabelos também ganharam comprimento e mais volume, criando um visual mais jovial e criativo.

Algumas tendências foram incorporadas aos seu figurinos, especialmente nas cores e modelagens como saias midi, cores de acordo com as estações do ano e estampas.

O desafio é que nem sempre nossa imagem planejada e nossa imagem percebida estão alinhadas.

Primeiro porque é necessário compreender a forma que as pessoas avaliam umas às outras. Segundo porque não temos uma ideia real de como somos percebidos, muitas vezes há apenas um “feeling”.

E vocês, meninas? Qual imagem estão passando? Uma imagem engraçada ou séria? Jovem ou mais experiente? Pessoal ou mais profissional? Com linguagem simples ou elaborada? Pense no seu público e com qual imagem ele se identifica. Afinal, trata-se de gerar confiança. Por exemplo, se você trabalha em um escritório de advocacia decotes e roupas curtas demais não farão você se conectar ao seu público.

Além do aspecto visual pois roupas e acessórios são comunicação. As pessoas te interpretam pelas suas atitudes. Por isso, é importante analisar se o que você faz e fala passa a imagem correta para o seu público.

Logo, tenha consciência de cada pequeno ato seu no dia a dia e verifique se eles condizem com o que você deseja projetar.

Conseguiram entender mais um pouco do trabalho por trás de uma consultoria de imagem?

Ficaram com alguma dúvida? Por favor, deixem no espaço para comentários abaixo!

Beijos, @deborahgallindo


Deborah Gallindo

O blog é administrado por mim, @deborahgallindo. Apaixonada por moda, beauty, viagens e por uma boa gastronomia. Estou sempre em busca do próximo destino e de novas tendências da moda.

Comentários

No instagram

Follow me